Projetos e participantes

No LECOTA desenvolvemos projetos de pesquisa e de extensão.

Projetos de Pesquisa

  • Efeito comparado do clima e das mudanças no uso do solo na distribuição espacial de um grupo de insetos indicadores (Coleoptera: Scarabaeinae) na Mata Atlântica: O projeto tem como objetivo avaliar espacial e temporalmente a estrutura das comunidades de escarabeíneos, relacionando-as com características climáticas e ambientais, procurando compreender as bases fisiológicas que limitam a distribuição de espécies dentro dos hábitats heterogêneos no domínio da Mata Atlântica. É financiado através de Projetos MEC/MCTI/CAPES/CNPq/FAPs Nº 09/2014, no PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS – BOLSAS NO PAÍS, MODALIDADE PESQUISADOR VISITANTE ESPECIAL – PVE: Dr. Jorge Miguel Lobo (Museo Nacional de Ciências Naturales – Espanha). Coordenação: Malva I. Medina Hernández. Participantes: Pedro Giovâni da Silva (Pós-doc), Valentina Amore (Pós-doc 2015), Maristela Carpintero (Doutorado).
  • Biodiversidade de artrópodes terrestres e aquáticos em gradientes ambientais da Mata Atlântica do estado de Santa Catarina: O projeto é financiado pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD – 2010) e visa avaliar a diversidade de artrópodes terrestres e aquáticos de Mata Atlântica no litoral do estado de Santa Catarina e observar as mudanças na composição e na estrutura das comunidades em gradientes ambientais e em relação à localização geográfica. Coordenação: M.I.M. Hernández. Participantes: M.M. Petrucio (Prof. Dr.), A.E. Siegloch (Pós-doc 2012), Daniel Albeny (Pós-Doc 2013/2014), Aurea Luiza Lemes da Silva (Pós-Doc 2014/2015), A. Chagas-Jr. (Pós-doc), P.G. da Silva (Doutorado), A.L. Trivia (Graduação-TCC em 2013).
  • A influência do cultivo de milho transgênico na estrutura e diversidade das comunidades de organismos não-alvo: Parte do projeto foi financiado pelo CNPq através de bolsa de Mestrado (Ed. 702009 Mest/Dout 2010). Visa estudar a composição e a estrutura de comunidades de besouros escarabeíneos e outros organismos que habitam áreas de fragmentos florestais rodeadas de cultivos de milho convencional e de milho transgênico, com a finalidade de detectar possíveis impactos do uso dos transgênicos em organismos associados por meio da cadeia trófica. Coordenação: M.I.M. Hernández. Participantes: Prof. Dr. R. Nodari, Prof. Dr. P.E. Lovato, R.C. Campos (Mestrado em 2012/Doutorado 2013 a 2015) e V. M. Alves (Doutorado 2014/2015).
  • Dinâmica populacional e ecologia comportamental de besouros decompositores da subfamília Scarabaeinae: importância no funcionamento do ecossistema em fragmentos de Mata Atlântica: O projeto faz um estudo sobre os besouros decompositores da subfamília Scarabaeinae, os quais são organismos importantes no funcionamento dos ecossistemas tropicais por utilizar material orgânico em decomposição como recurso alimentar. Os estudos focam a movimentação e dispersão das espécies através de técnicas de marcação e recaptura; a eficiência de decomposição de matéria orgânica; os grupos funcionais, principalmente horário de atividade e preferência alimentar e a relação entre estes fatores. Coordenação: M.I.M. Hernández. Participantes: M.E. Favila (Prof. Dr.), P.G. da Silva (Doutorado), P. M. Farias (Doutorado), J.A. Bogoni (Mestrado), M. Batilani (Mestrado), M. Wuerges (Relatório PIBIC 2012/2013 Graduação), C.F. Staffen (Relatório PIBIC 2013/2014 Graduação), M. Niero (Relatório PIBIC 2014/2015 Graduação), E.A. de Sousa (Relatório PIBIC 2015/2016 Graduação), A.P. Palau (Graduação-TCC em 2015), M. Wuerges (Graduação-TCC em 2016). Financiamento referente ao Edital MCT/CNPq Nº 014/2010–Universal, Bolsa de Produtividade em Pesquisa – PQ/2010 e PQ/2013.
  • Insetos como indicadores ecológicos em gradientes ambientais de Mata Atlântica: Estes trabalhos visam analisar a composição e a estrutura de comunidades de insetos indicadores que habitam áreas em diferentes estados de conservação de Mata Atlântica, considerada prioritária para a Conservação, relacionando medidas ecológicas das comunidades com a complexidade ambiental. Coordenação: M.I.M. Hernández. Participantes: G. Corso (Graduação-TCC em 2008, Mestrado em 2011), W.R.S. Gonzales (Graduação-TCC em 2008), P. Condé (Graduação-TCC em 2008), M.H. Silveira (Graduação-TCC em 2009), E.N. Saito (Graduação-TCC em 2010), C.B. Marcon (Graduação-TCC em 2011), A. Bugoni (Graduação-TCC em 2012), A.T. Xavier (Graduação-TCC em 2012), A. Brandl (Graduação-TCC em 2013), T. Simões (Graduação-TCC em 2013), M. Niero (Graduação- TCC em 2015).

Projetos de Extensão

IMG_2021 pupa Eueides isabella

Pupa de Eueides isabella na placa do “Jardim das Borboletas” no Parque Ecológico do Córrego Grande. Foto: Marcelo Carrion

  • Consolidação e manutenção da Coleção Entomológica do CCB/UFSC: Os acervos biológicos contidos numa Coleção Científica são importantes amostras da diversidade animal regional, contribuindo para o estudo de especialistas em diversos campos da pesquisa biológica e fornecendo informações da distribuição espacial e temporal das espécies. O projeto visa criar mecanismos de consolidação e manutenção do acervo da Coleção Entomológica, prestando auxílio na organização dos espécimes e na formação de recursos humanos, estimulando a aprendizagem de curadoria de coleções científicas. Coordenação: M.I.M. Hernández. Participantes: M. Niero (em 2011-2012-2013 Graduação), C.C. Oliveira (em 2011 Graduação), C. Bianco (em 2013 Graduação), E.A. de Sousa (em 2015 Graduação).