Linhas de trabalho em pesquisa e extensão

  • Ecologia de comunidades de besouros escarabeíneos (Coleoptera: Scarabaeidae: Scarabaeinae): Estudo das comunidades de coleópteros Scarabaeinae. Caracterização das espécies em relação à sazonalidade, habitat, preferência alimentar, comportamento.
  • Insetos como indicadores ecológicos em áreas degradadas e em restauração: Levantamentos de espécies de insetos em áreas com diferentes graus de perturbação ambiental e análise da estrutura das comunidades comparando a abundância de indivíduos, a riqueza de espécies e a diversidade, tentando estabelecer espécies ou grupos de espécies que possam ser usadas como indicadoras de perturbação ou qualidade ambiental, com uso potencial em estudos de monitoramento.
  • Comportamento de besouros escarabeíneos e sua função no ciclo de decomposição da matéria orgânica: Estudos em laboratório descrevendo padrões de comportamento na utilização dos recursos com a finalidade de compreender a contribuição destes organismos na função ecossistêmica de remoção e incorporação de matéria orgânica no solo.
  • Educação ambiental sobre a importância dos insetos: Realização de projeto voltado à educação ambiental de crianças, jovens e adultos através de práticas educativas dirigidas acerca da relevância dos insetos no funcionamento dos ecossistemas, assim como a importância da sua conservação.